Opinião

Sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende. (Autor Desconhecido).

SISTEMA POLÍTICO FALIDO                                                                            

Em meio a todos estes escândalos políticos, já vi diversos especialistas e críticos relatarem na mídia que Brasil precisa urgentemente de uma reforma política porque nosso sistema político está deteriorado, está falido... Mas esta reforma será apenas uma parte da solução, porque não há de surtir o efeito desejado em meio a uma classe de políticos podres, corruptos, concordam? Além de uma reforma política é preciso trocar os políticos! Estes já expiraram faz tempo!

A CADA NEGATIVA DE UM POLÍTICO

Quando se defende das delações, gravações, imagens, documentos, evidências, me pergunto: será que pensam que o povo brasileiro é um bando de otários? Pois eles zombam da nossa inteligência com esta postura de negar tudo pra tentar se salvar (se tornou prática comum, que vem de alguns ex-presidentes), dizer não saber do assunto, da corrupção, do desvio e, portanto não são responsáveis, como se isso fosse possível numa administração séria.

CONTINUAM MENTINDO

Para defender o eterno interesse pessoal, em detrimento a tudo o que é mais sagrado que é o desenvolvimento do nosso País; e com esta postura, consomem e negligenciam as verbas para a saúde, a educação, a segurança, as políticas sociais, a infraestrutura, etc.

PARTIDOS POLÍTICOS                                                                                      

Tornou-se um negócio criar partidos políticos no Brasil. O Tribunal Superior Eleitoral reconhece oficialmente 35 partidos no Brasil registrados e mais 28 partidos que estão em processo de formação, que inclui a coleta de assinaturas a fim de adquirir o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

BOM NEGÓCIO

Suponho deva ser bom negócio, senão não haveria tanto interesse. Esses partidos acabam não tendo densidade doutrinária alguma. Os próprios parlamentares não conhecem o programa do partido. Embora exista partidos pequenos, a grande maioria entra para ganhar dinheiro, obter fundo partidário, negociar tempo de televisão. Isso apenas fragiliza a democracia brasileira.

REFORMA POLÍTICA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou em Maio a proposta que veda as coligações entre partidos nas eleições proporcionais a partir de 2020 e estabelece cláusula de desempenho já para o pleito do ano que vem. É preciso restringir partidos interesseiros e acabar com as coligações nas proporcionais e a cláusula de desempenho é fundamental.

ELEIÇÕES UNIFICADAS

Reforma política no Brasil, tem que acontecer. Mais hoje mais amanhã, eleições unificadas justificam o amplo descontentamento com o sistema político e uma avaliação negativa do congresso. O clamor popular indica que mudanças devem ocorrer no sistema eleitoral vigente no país. Unificar eleições níveis municipal, estadual e federal, poderia fazer eleitor ser ouvido apenas uma vez a cada 5 anos.

BONS ARGUMENTOS

Não faltam.  Acabar paralisia afeta poder legislativo cada 2 anos. Parlamentares não têm vergonha “recessos brancos” para participar de campanhas – próprias ou de apadrinhados –, numa omissão que prejudica o país. Alem disso, não mais veríamos políticos eleitos pelo povo abandonando seu trabalho pela metade, em busca de um salto na carreira: Vereadores  desejam ser Prefeitos, Prefeitos que tentam ser deputados estaduais, e assim por diante.

CUSTO RECORDE:

Últimas eleições 2014 tiveram custo recorde 5 bilhões de reais, a mais cara da democracia brasileira. Não é mais possível conviver com sistema eleitoral hoje do Brasil. Campanhas excessivamente caras. Em consequência, temos uma influência muito grande do poder econômico. A regra é: quem tem dinheiro se elege.

Comentários