Lembranças

A ideia e o surgimento do Cristo Luz.

A iniciativa para a instalação do Complexo, Turístico Cristo Luz em Balneário Camboriú, é do empresário do ramo hoteleiro, Mário Luiz Pretto, com o objetivo de oferecer à cidade um equipamento turístico que service como referência. O local, conhecido como Morro da Cruz ou \"Morro do Carlinhos Rosa\" que abrigava um restaurante e pequenas lojas e até um teleférico foi instalado, mas logo foi desativado por causa dos perigos de deslizamentos e a falta de segurança.

Em parceria com o poder público, Mário Pretto começou a preparar o local, ponto mais alto da cidade com 155 metros de altura, e um famoso artista plástico foi contratado que lançou mãos à obra e ergueu o monumento \"Cristo Luz\" com 33 metros de altura, 22 de largura e pesa 528 toneladas. De forma artesanal foi esculpido com argamassa, ferro, aço e cimento.

O complexo foi inaugurado no dia 04 de outubro de 1997 e contou com a participação simbólica do Papa João Paulo II, que por coincidência se encontrava no Rio de Janeiro, em visita ao Brasil.

As características e o que representa para a cidade

A estátua é vista por todos os cantos da cidade, principalmente à noite quando distribui suas luzes de várias cores, atração inédita no Brasil, o Cristo, de braços abertos segura em sua mão esquerda o símbolo do sol  que divide 24 raios através de um jogo de espelhos numa potência de 8 mil watts e atinge um raio de 15 quilômetros.

O significado das sete cores

Branco - Paz e fé, Amarelo - Paz e energia, Verde - Paz e natureza, Azul - Paz e saúde, Lilás - Paz e reflexão, Vermelho - Paz e amor, Rosa - Paz e alegria.

Possui um Pavilhão de Eventos com capacidade para 1000 pessoas; Restaurante Panorâmico com capacidade para 300 pessoas e estacionamento para 500 automóveis.

Comentários